22.10.13

Raisonneur no teatro brasileiro

Eis um trecho do verbete "Raisonneur", do Dicionário do Teatro Brasileiro: temas, formas e conceitos. Este verbete é de autoria de João Roberto Faria.


Ilustração de Angelo Agostini.
Palavra francesa que designa um tipo de personagem que representa, no interior de uma peça, o ponto de vista do autor sobre um determinado assunto ou, de maneira mais abrangente, o ponto de vista da sociedade. De um modo geral, é uma personagem que acompanha o destino do protagonista – ou mesmo de uma personagem secundária – para comentar suas escolhas e atitudes, terminando sempre por emitir algum tipo de comentário edificante ou críticas e fundo moralizador. Como observa Patrice PAVIS, “esse tipo de personagem, herdeiro do coro trágico grego, aparece sobretudo na época clássica, no teatro de tese e na forma de peças didáticas”.
No teatro brasileiro, a presença do personagem raisonneur foi comum nos chamados dramas de casaca ou comedias realistas, principalmente entre os anos 1855 e 1865. [...] O melhor exemplo de personagem raisonneur brasileiro é Meneses, o jornalista de Asas de um Anjo, de José de ALENCAR. [...] Meneses, como o definiu o próprio ALENCAR é “a razão social encarnada em um homem”(...).

Um comentário:

eu precisava registrar disse...

http://www.brasiliana.usp.br/bbd/handle/1918/01970100#page/41/mode/1up

Canaã en français.